Esse assunto é bem polêmico, mas quero de forma simple e direta explanar minha opnião sobre!
Ontem (06/03/2017) fiz um post no Facebook sobre o Tema Biomas Brasileiros dando minha opnião sobre apenas o ponto da coerência do assunto com a Encíclica recente de Fracisco a Laudato Si, que trata de Casa Comum e Meio Ambiente.
Diante das diversas opniões e réplicas no post resolvi esclarecer ainda mais, utilizando-se de algumas afirmações nas referidas réplicas, vamos lá!
Primeiro vamos ao contéudo do meu post:

Bom são 3 pontos importantes a tratar:
1 – O tema da Campanha é propício e coerente com a Mensagem da Santa Sé por meio do Santo Padre o Papa Francisco?
R- Sim é. Como eu disse uma das últimas Encíclicas do Papa Francisco aborda o tema. E nos leva a refletir se realmente estamos cuidando do nosso planeta. Estamos? Estamos cuidando do mundo que Deus nos deu? Há uma consciência limpa em cada cidadão / cristão no âmbito de ser um agente do bem comum? Temos feito nossa parte para a preservação ambiental? A Igreja não trata de um assunto único, portanto não tem uma prioridade única, portanto Ela pode e deve fazer e causar uma consciência humana acerca de várias temáticas; e essa é sim uma temática importante. O futuro dos nossos filhos, netos, irmãos depende da nossa consciência hoje e casa comum e meio ambiente são assuntos totalmente inerentes à essa nossa preocupação.
Como fiéis católicos somos obrigados a ler a Encíclica Laudato Si; clique e leia
2 – A Campanha da Fraternidade proposta da CNBB(Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) no Tempo Quaresmal é propícia?
R-Bom essa resposta é complexa demais. Na minha visão a Campanha da Fraternidade cria textos bases, materiais para conscientização e estudo por parte dos fiéis católicos e é aplicada no Tempo Quaresmal, principalmente no Santo Sacrifício da Missa onde a maioria dos fíeis estão reunidos. Aprendi que uma pergunta de difícil resposta se responde com outras perguntas:
a) Em que momento a Campanha é aplicada na Santa Missa ou encontros paroquiais?
b) Atrapalha em algum aspecto a Fé do Povo? Atrapalha o ímpeto de oração? Tira o Foco do verdadeiro sentido da Quaresma?
Se a resposta for positiva aos questionamentos do item(b) Realmente há um problema. Pois o foco da quaresma é a penitência e conversão.
Minha opnião é: Existe uma discrepância de aplicação da Campanha nas Paróquias, não há uma diretriz que dita como ela deve ser aplicada, ou ao menos não há uma norma para isso já que a intensidade do assunto varia de Paróquia para Paróquia; de Igreja Particular para Igreja Particular( Dioceses), então eu vejo que o que falta é uma diretriz afirmando que a Campanha é um anexo do Tempo Quaresmal mas que não o pode suprimir. Caso isso não exista ai sim sou favorável de que a Campanha da Fraternidade aconteça no Tempo Comum e não no Quaresmal.
3 – O Teológo Leonardo Boff participou da elaboração do Material?
Se sim e comprovado, ai sim é muito perigoso. Pois bem sabemos que esse senhor está excomungado, e que seus pensamentos e apregoações não condizem com a Sã Doutrina Católica.
Mas é preciso tomar cuidado com algumas afirmações! Me enviaram a foto do referido senhor na abertura da campanha em uma Igreja Particular(Diocese de Nova Iguaçu-RJ).

Afirmo que por ele ter sido convidado local não deve-se pressupor que essa seja uma atitude em concordância com a opnião da Igreja. Agora se for confirmada a participação desse senhor na elaboração de qualquer material católico; mesmo partindo do princípio de que ele é teólogo; afetará e muito a opnião dos fiéis católicos convictos de que esse senhor é um herege e não deveria estar sendo contratado pelos Bispos do Brasil para nos escrever qualquer assunto seja ele qual for.
Pra finalizar deixo um alerta.
Não podemos em hipótese alguma levantar uma revolução contrária à vontade de Deus pois isso é sectarismo (separação por intransigência) em resumo: Desobediência. Ai fica o questionamento qual a diferença entre um herege e um sectarista?
O Herege nega a Sã Doutrina e perde a verdade , e o sectário se acha o dono da verdade e por isso também a perde pois é intransigente. J. Victor Mariano
Não podemos sair falando mal dos Bispos do Brasil, saiba que todas as Arquidioceses e Dioceses do Brasil estão ligadas a CNBB, se você fala mal de um bispo que ali está você está indo contra o que diz a Igreja por meio dos primeiros padres.
"Onde está o Bispo ai está a Igreja" Santo Inácio de Antioquia
Expressemos nossos pensamentos mas sem nos esquecer, o sectarismo é tão ruim quanto a heresia.
Amor à Imaculada, Sempre.