A grande questão é que os protestantes fazem uma baita confusão entre Tradição oral e Tradição Apostólica!
A Tradição oral é de onde se origina a Sagrada Escritura, mas também a Sagrada Tradição que não compreende apenas uma oralidade mas sim um Magistério.
O problema é que os protestantes acessam somente a Bíblia e ignoram os Sagrados Concílios, Sucessão Apostólica e o múnus da Igreja de ser coluna e sustentáculo da Verdade.
Nós Católicos não temos problema nenhum com o que está Escrito, tanto é que a Tradição Apostólica também está documentada de forma escrita no Magistério da Igreja, por meio do Depósito da Fé, onde Escritura e Tradição formam um único depósito sagrado no qual a Igreja com o auxílio do Espírito Santo, guarda e transmite a integralidade da revelação de Cristo.
E diante da verdade que protestantes não possuem essa Integralidade da Revelação por suprimirem a Tradição; é que vamos responder a pergunta do Sr. Yago Martins: “Qual é a tradição de Paulo que chega oralmente hoje?”
A resposta é simples, a Eucaristia por exemplo.
Primeiramente a Tradição não é de Paulo, no caso da Eucaristia por exemplo, ele recebeu do próprio Cristo.
Em I Coríntios 11,23 O Apóstolo Paulo disse que recebeu do Senhor o ensinamento da Eucaristia. Temos aqui o termo “parélavon” que denota ensinamento oral e não escrito. E aqui os Protestantes podem objetar mas só sabemos disso por que está escrito – correto, mas aqui devemos lembrar que os protestantes ignoram não apenas a literalidade do texto mas aquilo que a Sagrada Tradição confirmou na Escritura se transformando em um ensinamento e verdade de Fé, claramente exposta por Cristo e confirmada pela a Igreja: A Eucaristia não é um simbolismo, mas sim a Presença Real de Cristo, Corpo, Sangue, Alma e Divindade.
Pois Jesus disse: “Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida.”
Como Paulo entendeu? Da Forma que foi transmitida! Pois desde os primeiros séculos irrefutavelmente os Cristãos celebram a Eucaristia não como simbolismo mas como continuidade do Sacrifício de Cristo na Cruz.
Por isso disse Santo Agostinho: “Cristo foi imolado uma só vez em si mesmo, contudo cada dia é imolado no sacramento” “Sententiarum Prosperi
E Santo Tomás complementa: “Porque nele(Sacramento) está contido o próprio Cristo substancialmente;” Suma Theologica
Santo Inácio no Século II disse: “… “Sede solícitos em tomar parte numa só Eucaristia, porquanto uma é a carne de Nosso Senhor Jesus Cristo, um o cálice para a união com Seu sangue; um o altar, assim como também um é o Bispo, junto com seu presbitério e diáconos, aliás meus colegas de serviço. E isso, para fazerdes segundo Deus o que fizerdes.” (Epístola aos Filadelfios III)
A Igreja ensina que:
“Por meio da consagração opera-se a transubstanciação do pão e do vinho no Corpo e no Sangue de Cristo. Sob as espécies consagradas do pão e do vinho, Cristo mesmo, vivo e glorioso está presente de maneira verdadeira, real e substancial, seu Corpo e seu Sangue, com sua alma e sua divindade.” (CIC Parágrafo 1413)
Nota que o que Santo Inácio, Santo Agostinho,Santo Tomás de Aquino e a Igreja comunicam a mesma coisa, já os protestantes por fim vão fazer a interpretação de que última ceia foi na verdade apenas um simbolismo.
Agora devolvo a Pergunta ao Pastor: “Visto que os protestantes dizem acreditar também na Tradição desde que ela não distoe das Sagradas Escrituras, por que negam a verdade clara e revelada da Presença Real de Cristo na Eucaristia ensinada pela Bíblia e pela Tradição Apostólica?”
Diácono João Victor Mariano