Um pouco de Patrística faz muito bem!
Eusébio de Cesaréia (225 D.c) é referido como o Pai da História da Igreja, e seus ensinamentos e textos já refutam as especulações e afirmações apresentadas.
“Pedro, de nacionalidade Galileia, o primeiro pontífice dos cristãos, tendo inicialmente fundado a Igreja de Antioquia, se dirige a Roma, onde, pregando o Evangelho, continua vinte e cinco anos Bispo da mesma cidade.” (Crônicas de Eusébio Página 261 parágrafo 2)
Portanto Dâmaso não foi o primeiro Papa, mas na lista de sucessão aparece como o Papa de número 37.
Sobre seu conflito com o rival Ursino é um fato comprovadamente histórico, rivalidades eclesiais para assumir o papado sempre existiram na história. Agora o que é impossível provar é que Dâmaso matou Ursino.
Vejam o que dizem os renomados Historiadores Philip Hughes e Robert L. Wilken:
“Reconhecemos que o papado de Dâmaso foi marcado por divisões e violência, mas ele não relaciona diretamente o Papa Dâmaso à morte de Ursino.” Philip Hughes – A History of the Church: From the Apostolic Age to the Present
“Sugere-se que há muita especulação e falta de provas definitivas sobre o envolvimento direto de Dâmaso com a morte de Ursinox.”
Robert L. Wilken
Agora sobre a Autoridade Preeminente de Roma, podemos comprová-la em Romanos 1,7, onde o Apóstolo Paulo vai dizer que a Fé dessa Igreja é preconizada em todo mundo.
E Santo Irineu em Contra as Heresias vai dizer: “ Pois é uma questão de necessidade que toda Igreja concorde com a Igreja de Roma, por conta de sua autoridade preeminente” Contras as Heresias – Livro III
Portanto cuidado com as informações históricas que vocês acessam na Internet, sobretudo quando esse pessoal grava vídeos sem mostrar as fontes.