Amor à Imaculada,
Recebi recentemente um pedido de ajuda de uma irmã seguidora sobre questões inerentes a Lutero e sua pseudo-doutrina da Sola Fide (Somente a Fé).
Essas foram as indagações feitas pela mesma:
Como comprovar que o texto de Romanos 3,28 não justifica o pensamento de Lutero? O texto diz: “Porque julgamos que o homem é justificado pela fé sem as observâncias das obras da lei.”
A tradução da Bíblia protestante, versão Almeida Revisada traz o seguinte: “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei.”
Aqui nesse ponto é que começa a confusão, pois compreendem erroneamente que aqui as obras, trabalhos e ações humanas de nada valem e nada implicam na justificação do homem. No
entanto o texto está falando de “Obras da Lei”, o que não significa obras em si e sim a Lei, isso é permitido saber pela palavra grega “nómos” que significa lei e não obras em um aspecto generalizado.
O que o Apóstolo faz é enaltecer a Fé em relação a Lei (sobretudo do Antigo testamento), leis essas que os judeus eram categóricos em observar, não tem haver com trabalho, caridade e ações.
Vale dizer que até mesmo essas LEIS não podem ser ignoradas, veja o que o próprio Paulo diz em Romanos 3,31: “Destruímos então a Lei pela Fé? De modo algum. Pelo contrário, damos-lhe toda a tua força”.
E ainda Jesus em Mateus 5,17: “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir.”
Os protestantes acreditam que o texto de Romanos 3,28 tenha a eminência do “Somente a Fé ou Sola Fide”, mas não há ai essa mensagem, não há no texto a palavra “somente”, e ainda mais, não
há no texto a premissa de que não se precise de mais nada para ser justificado, quanto menos há a diminuição da importância das obras.
Ai adentramos a questão de que há na Bíblia a premissa de que as Obras também são importantes e inerentes à justificação. É isso que lemos em Tiago, vejamos:
“De que aproveitará, irmãos, a alguém dizer que tem fé, se não tiver obras? Acaso essa fé poderá salvá-lo?” Tiago 2,14
A esse questionamento o próprio autor sagrado responde: “Assim também a fé: se não tiver obras, é morta em si mesma” Tiago 2,17.
Ora temos aqui Tiago contradizendo Paulo? De forma nenhuma, ambos comunicam o que os protestantes deturpam: “Fé e Obras nos justificam”.
Em outro ponto, a mesma pediu a comprovação de que Lutero tinha aversão ao livro de Tiago, e o texto acima que mostramos justifica essa objeção de lutero, mas eis a prova contundente, nada fala do próprio Lutero:
– “Deve-se distinguir entre livros e livros. Os melhores são o Evangelho de São João e as Cartas de São Paulo, especialmente a dos Romanos, Gálatas e Efésios, e a 1ª Carta de São Pedro; estes são os livros que te manifestam a Cristo e que te ensinam tudo o que precisas para a salvação, ainda que não conheças nenhum outro livro. A Carta de Tiago, diante destes [livros], nada mais é do que palha, pois não apresenta nenhum caráter evangélico” (Prólogo do Novo Testamento, de 1546. Bibel 6,10).
Não apresenta caráter evangélico? Não seria isso a prova cabal de que Lutero odiava essa carta? Chamar parte da Bíblia de “palha”?
Para que nossa argumentação fique autenticadamente católica, quero deixar alguns comentários da Patrística:
Os feitos de um homem bom e um homem mau passam, mas eles moldam e constroem a
mente do fazedor de acordo com sua respectiva qualidade e a deixam boa ou ruim e,
portanto, destinada a receber punição ou recompensas. [Orígenes, Comentário sobre Romanos]
Deus deu aquilo que é bom, e aqueles que o fazem receberão glória e honra porque
fizeram o bem quando tiveram o poder de não fazê-lo. Mas aqueles que não o fizerem
receberão o julgamento justo de Deus, porque não fizeram o bem quando
tiveram o poder de fazê-lo. [St. Irineu, Contra as Heresias, 4.37.1]
Paulo diz que a lei não é anulada pela fé, mas cumprida. . . . . [St. Ambrósio, comentário sobre as epístolas de Paulo]
Paulo diz isso porque não podemos ser justificados pelas obras da lei, mas somente pela fé, isso não deve ser entendido de maneira a dizer que um homem que recebeu fé e continua a viver é justo, mesmo que leve uma vida iníqua. [St. Agostinho, Questões 76.1]
Portanto não há fundamento para a Sola Fide de Lutero em Romanos 3,28 e ainda mais os Pais da Igreja e a própria Bíblia rejeitam tal doutrina.