Católicos que verdadeiramente estudam sobre Moral Católica, usando como principais fontes de informação o Catecismo da Igreja Católica, escritos dos Santos e o infalível Magistério da Igreja tem uma virtude em comum: "A Prudência".
Ontem fomos impedidos de comentar em um POST de pseudo-católicos que criticavam sem caridade mulheres que usam calças. Ao tentarmos comentar fomos impedidos, e assim uma mensagem sem propósito foi difundida e ainda fomos chamados de imodestos. Portanto resolvemos escrever esse post pois esse não conseguirão tirar do ar.
VAMOS AO ESTUDO!!!
O Catecismo da Igreja Católica afirma no paragrafo § 2522 a modéstia esta ligada ao pudor.
?O pudor é modéstia. Inspira a escolha do vestuário, mantém o silêncio ou o recato onde se adivinha o perigo duma curiosidade malsã. O pudor é discrição?.
A Modéstia bem sabemos interfere no nosso exterior no que diz respeito a postura e até mesmo as vestimentas. A alma modesta faz com que naturalmente nasça uma postura também exterior. Conheço mulheres que usam roupas modestas mas que têm palavras maliciosas e não demonstram postura de mulher de DEUS (isso também vale para homens). Ai vem a primeira pergunta:
1 – O que adianta ser modesta externamente e não dar testemunho do Evangelho?
Afirmo que a Modéstia verdadeira nasce no interior do homem e assim naturalmente e gradativamente o exterior também muda.
2 – Mulheres podem usar calças?
Já houve um dia ? num tempo em que não havia computador nem telefone celular ? em que o uso de calças compridas por mulheres realmente afrontava os valores cristãos, por menosprezar a diferenciação entre os sexos. Calça era roupa de homem, e ponto. Por isso, com muita razão, em 1960, o Cardeal Siri publicou um documento reprovando o uso de roupas masculinas por mulheres, em especial, o uso da calça.
Esse trecho acima é muito coeso, o feminismo crescia em larga escala quando o Cardeal Siri, escreve sugerindo que mulheres não usassem calças, pois realmente era notória uma provocação ao pudor e à Moral Católica.
Mas surgiram também aspectos culturais principalmente no ocidente que levaram a enculturação do uso de calças longas para mulheres, inclusive no âmbito profissional.
A Igreja não se contrapõe à Culturas que não firam a Moral Cristã, e o uso de calças modestas para mulheres, repito; modestas ou seja (Que não sejam vulgares, que não revelem falta de pudor, partes íntimas).
As mulheres ocidentais são adeptas do uso de calças longas e a Igreja aceita aquelas que o fazem com modéstia.
Existem outros escritos como por exemplo a alocução do Papa Pio XII sobre a modéstia que também sugere o uso de saias longas para as mulheres; e isso deve ser levado em conta. Mas não nos esqueçamos que não é uma imposição e sim sugestão. O grande problema é que pseudo-doutos na internet querem impor; e ainda mais deturpando as palavras dos Santos Padres, buscando mera interpretação e propagando uma mensagem que não condiz com a da Igreja.
3 – EXEMPLOS?
Nada Melhor que a Virgem Maria como exemplo, pela questão da Cultura, Eleição divina e Época, Maria usava as vestimentas santas que usava! E é incabível imaginá-la com roupas imodestas, inviável, impensável, ultraje. Ela seguiu a premissa de agradar a Deus em tudo, respeitando sua cultura e tempo… e assim também são as Santas Mulheres de Deus… Mas vejamos alguns casos de Mulheres virtuosas contemporâneas:
CHIARA LUCCE demonstrou virtudes de profunda modéstia e intimidade com Deus… É o grande modelo para jovens contemporâneas! Ela usava calças pela cultura, mas todas modestas! Acaso deixou de ser SANTA?

SANTA GIANNA BERETA MOLLA é um modelo de Mãe e Mulher de Deus, e pela profissão(Médica), tempo, cultura da época e local que vivia, usava calças modestas! SANTAAAAAAAAAAAA!

CHIARA CORBELA PETRILLO, deu um testemunho de Fé e Testemunho de como ser família aos moldes de Nazaré. E Também por ser ocidental usou Calças durante toda a vida! A Igreja enxergou as virtudes de seu coração e sua modéstia interior e exterior, Belíssima, Casta e caminha a passos largos aos altares da Igreja Una e Santa.

4 – Uma última Imagem
Crédito total ao post (http://ocatequista.com.br/archives/7346)
O Papa Emérito Bento XVI grande apregoador da Modéstia e Moral Cristã, em 2010 visita Malta, e é recepcionado por vários jovens entre eles; jovens mulheres de calças; Notem a preocupação dele :). Mas certamente se houve ali alguma imodesta, ela deve ter sido exortada.

5 – Moral da História
A Igreja é justa e fiel e apregoa a Santidade Contemporânea, devemos ser santos e santas em nosso tempo, cultura, mantendo imutável o Magistério e a Tradição da Igreja; em tudo fiquemos com a Igreja e não deturpemos de forma irresponsável o que ELA nos DIZ.
Quero salientar que sou totalmente a favor do uso de saias para as mulheres; mas não podemos impor se alguma resolver usar uma calça longa modesta; não crucifiquemos; não podemos impor o que a Igreja não pede ou obriga.
Amor à Imaculada, sempre