Sua vocação está resolvida?
Sua vocação está resolvida?
11 Janeiro de 2017

Já definiu sua vocação? Já a vive? Já deu os passos necessários para bem vivê-la?

A Bíblia diz em Romanos 11,29: Os dons e os chamados de Deus são irrevogáveis"

Não podemos fugir do fim último que é a nossa vocação. Sem vocação sem vida.

Nossa vocação está diretamente ligada ao nosso estado de vida. A Igreja propõe apenas dois caminhos o Celibato(Sacerdócio, Vida Religiosa, Vida Consagrada) ou Matrimônio.

É preciso discernir o que Deus tem para nós.

Atendemos em aconselhamento muitos jovens com dificuldade de discernir a vontade de DEUS para sua vida acerca da vocação; muitos esperam sinais miraculosos e que não deixem dúvidas, mas afirmo que lá no fundo de nosso coração sempre existe um "sinalzinho" de Deus e que nós já sabemos ser suficiente para nós dizer claramente a vontade de Deus; muitas vezes a verdade é que nos fazemos de surdos.

PORQUE DEMORAMOS A DAR PASSOS?

Muitas vezes ficamos com medo; presos a tentativas ou relacionamentos anteriores; e começamos a ficar presos. Meu irmão se liberte disso, deixa Deus soprar; somos barcos e as velas estão içadas, naveguemos no Mar da Vontade de DEUS. Se surgir uma oportunidade de experenciar um caminho de discernimento para sua vocação o faça; caminhe, O tempo é de Deus e Deus dará repostas; apenas não fique parado. A oração diária para os que ainda não conseguem dar passos deve ser: Senhor ajuda-me a dar passos em direção ao Teu Querer.

SER SOLTEIRO É VOCAÇÃO?

Uma vez uma afirmação minha deu muito o que falar; SER SOLTEIRO NÃO É VOCAÇÃO, dessa vez vou explanar com detalhes.

Mera "Solteirice" não é vocação; sendo que excetua-se os casos onde a pessoa fazendo a opção por ser solteira; o faz para uma doação maior em uma causa de bem; missão ou por necessidade por exemplo de dar suporte a saúde de familiares. O problema é que existem são pessoas que não se enquadram nas excessões que citei e não assumem uma vocação; já que o nosso estado de vida está diretamente ligado ao nosso chamado(vocação).

O Concílio Vaticano II  por meio da Gaudium et Spes no número 24 diz:"O homem não pode se encontrar plenamente se não for pelo Dom de Si mesmo"

A Bíblia atribuindo à pessoa SOLTEIRA afirma: "Porque há eunucos que o são desde o ventre de suas mães, há eunucos tornados tais pelas mãos dos homens e há eunucos que a si mesmos se fizeram eunucos por amor do Reino dos céus. Quem puder compreender, compreenda" Mateus 19,12

ESTEREÓTIPOS PARA VIDA RELIGIOSA OU SACERDÓCIO?

"A menina para ser freira precisa ser feia" já ouviu isso?

É uma grande mentira e que abre a nossa reflexão; Onde a vocação está ligada à meros aspectos humanos ou condições? Conheço irmãs religiosas belíssimas mas que não conseguiram se lançar totalmente à um relacionamento à não ser com Jesus Cristo e assim se casaram com Ele; sim a religiosa é esposa de Cristo.

Conheço jovens sacerdotes com grande espírito de paternidade que seriam sem dúvida nenhuma pais biológicos exemplares mas Cristo os chamou a serem outros "Cristos" pai de multidões pelo Sacerdócio.

A vocação não tem estereótipos.

RECOMENDAÇÕES FINAIS

O grande Conselho é: Não seja relapso; não use a famosa desculpa: "estou aguardando os sinais de Deus, estou aguardando Deus fazer". Será que já não tens sinais demais? Será que Deus já não deu oportunidades demais ?

Em tudo isso não nos esqueçamos a nossa maior vocação realmente é o Amor; mas precisamos definir nosso estado de vida.

Se não for de Deus que esse artigo não incomode nenhum coração; mas se for de Deus que traga santa inquietação; resolva-se.

Seu irmão
João Victor Mariano

Amor à Imaculada sempre.


MAIS POSTS

Todos os Direitos Reservados - João Victor Mariano - 2021