As três etapas da Cruz
As três etapas da Cruz
17 Janeiro de 2017

Não podemos pular as etapas da cruz. Sim para vivermos o sofrimento existe uma ordem primordial a ser observada e vivida pacientemente.

PRIMEIRA ETAPA - ACEITAR A CRUZ

Aceitação é uma virtude rara. Afirmo que aceitar não é o mesmo que compreender, já diz a canção: "Mesmo sem compreender, mesmo se em mim doer; eu quero viver".

O momento da aceitação de nossos sofrimentos é concretização da Palavra: "Aquele que quiser me seguir tome a tua cruz e me siga" Mateus 16,24

Um sofrimento aceito também diz que foi aceita a amizade com o Cristo. Não tente entender um sofrimento apenas aceite e você certamente aprenderá sobre o amor nesse caminho.

SEGUNDA ETAPA - AMAR A CRUZ

Como assim amar a dor? Depois de aceitar é preciso amar o sofrimento; sim parece complexo pois quem em sã consciência amaria a Cruz?

Parece loucura! Mas na verdade é sinal de sabedoria; pois os santos sabiam que a Cruz em suas vidas era sinal da presença de Deus e não de Sua Ausência.

São Filipe Néri quando estava sem sofrimentos e problemas dizia: "Meu Jesus, esquecestes de mim? Porque estou sem cruz?"

Amar a Cruz é sinal de Sabedoria Espiritual: "A sabedoria da Cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós é uma Graça Divina" I Coríntios 1,18

Quando amamos a Cruz estamos literalmente prontos para viver o último estágio da Cruz, pois entendemos que a Cruz nos aproximou de Jesus.

TERCEIRA E ÚLTIMA ETAPA DA CRUZ: A GLÓRIA

A Glória do CRISTO acontece após sua morte na Cruz;  morte que foi ornada pela Vida sublime e redentora da Ressurreição.

Assim também diz a canção: "Não quero estar somente aos pés da Cruz pois me mostraste o quanto mais posso ir" e também diz outro cântico espiritual:"Eu tomo a minha Cruz, eu quero te seguir, pois é depois da Cruz que eu te tenho aqui, perto de mim"

Após a vivência das duas primeiras etapas estamos maduros espiritualmente; estamos prontos para ouvir a voz de Deus dizendo: " Vinde a mim vós que estais cansados sob o fardo e eu vos aliviarei" Mateus 11,28

A Glória vem depois da Cruz.

Essa dica espiritual é simples mas mesmo assim é bem comum ver pessoas diante de um sofrimento novo, tentando pular para a última etapa sem viver as primeiras, agora que aprendeu, viva corretamente as três etapas da cruz; o prêmio? Ser interessante para Deus; somente as pessoas marcadas são interessantes para Deus. A Cruz é uma ponte larga para o Céu; sofrer é o aprendizado dos santos.

Deus abençoe você,
Amor à Imaculada, sempre.

Seu irmão João Victor Mariano

MAIS POSTS

Todos os Direitos Reservados - João Victor Mariano - 2024