Explicando o uso das correntes de ferro por parte dos Consagrados à Jesus por Maria
Explicando o uso das correntes de ferro por parte dos Consagrados à Jesus por Maria
14 Fevereiro de 2017

Quero de forma bem simples explicar o uso de correntes de aço comum entre Consagrados à Santíssima Virgem Maria por meio do Método de São Luis Maria Grignon de Monfort.

Que correntes são essas?

A Igreja Católica Apostólica Romana, expressa sua fé de várias maneiras. Uma delas é a expressão por meio de sacramentais, sinais, símbolos.

Os consagrados à Jesus por Maria por meio do Método de São Luis seguem uma tradição de fé iniciada por homens e mulheres que deram testemunho de santidade e que passaram a usar esses sinais( correntes, colares, argolas de ferro) como sinal de sua Escravidão à Jesus Cristo por meio de Maria.

Onde no Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem cita essas correntes?

236. [...]Terceira prática: É muito louvável, muito glorioso e útil para aqueles e aquelas que assim se fazem escravos de Jesus em Maria, que usem umas cadeiazinhas de ferro. Estas ser-lhes-ão um sinal da sua Escravidão de Amor, e serão bentas com uma bênção própria. Estes sinais exteriores não são, na verdade, tão essenciais, e uma pessoa pode passar bem sem eles, embora se tenha abraçado a esta Devoção. Mas os escravos de amor sacudiram as cadeias vergonhosas da escravidão do demônio, a que o pecado original e talvez os pecados atuais os tinham reduzido. Por isso não posso deixar de louvar aqueles e aquelas que se sujeitaram voluntariamente à gloriosa escravidão de Jesus Cristo, e se gloriam, com São Paulo, de estar em cadeias por amor de Jesus Cristo (Ef 3, 1). Estas cadeias são mil vezes mais preciosas, embora de ferro e sem brilho algum, que todos os colares de ouro dos imperadores.

Mas quando começaram a usar esse sinais?

Seguimos apenas o testemunho e a prática de homens e mulheres que viveram essa Santa devoção dando testemunho cristão e de santidade.

242.Estes escravos de amor de Jesus Cristo, estes prisioneiros de Jesus Cristo, podem usar as cadeias ao pescoço, nos braços, à cintura ou nos pés. O Padre Vicente Caraffa, sétimo Geral da Companhia de Jesus, que faleceu em odor de santidade em 1643, trazia uma argola de ferro nos pés, como sinal da sua servidão, e dizia que lamentava não poder arrastar publicamente as suas cadeias. A Madre Inês de Jesus, de quem já falamos, usava uma corrente de ferro em volta da cintura. Alguns outros usaram-na ao pescoço, como penitência pelos colares de pérolas que tinham trazido no mundo. Outros ainda usaram-na nos braços, para se lembrarem, nos seus trabalhos manuais, de que eram escravos de Jesus Cristo.

Mas o termo escravo não é ruim, e a cadeia não remete à escravidão?

Para que não fique dúvidas resta explicar que a palavra escravo não está ligada somente a submissão forçada, significado esse que é bem conhecido em nossa país em consequência da sua triste história com os escravos feudais que sofreram nas mãos de seus senhores. Por isso constantemente as pessoas se estranham quando citamos termos como: Escravos de Maria, Escravos de Jesus por Maria e etc.

Então vamos à outro significado da palavra escravo:p.ext.que ou quem está submetido à vontade de outrem, a alguma espécie de poder ou a uma força incontrolável.

A força incrontrolável nesse âmbito da Consagração é o AMOR à Jesus, a Maria e à Santa Igreja, nada mais, nada menos.

A corrente que usamos como sacramental não é sinal de uma escravidão forçada, e se por meio dela estamos presos à alguma coisa, essa com certeza é o Amor e Redenção de Nosso Senhor Jesus Cristo e ao Amor Maternal de Nossa Senhora.

A Igreja desaprova esse uso de correntes?

Pelo contrário, A Igreja por meio do Papa Urbano VIII concede até mesmo indulgências para quem devotamente e não só externamente usa as correntes de consagração com sinal de recordação de seu batismo e entrega total a Jesus Cristo por meio de Maria. veja:

Urbano VIII (1623-1644) – Este Soberano Pontífice, consultando sobre as práticas exteriores de nossa devoção, especialmente sobre as correntinhas que os escravos trazem, aprovou tão louvável fervor e deu a 20 de junho de 1631 a bula Cum sicut accepimus, pela qual concede grande número de indulgências aos escravos de Maria Santíssima.Urbano VIII (1623-1644) – Este Soberano Pontífice, consultando sobre as práticas exteriores de nossa devoção, especialmente sobre as correntinhas que os escravos trazem, aprovou tão louvável fervor e deu a 20 de junho de 1631 a bula Cum sicut accepimus, pela qual concede grande número de indulgências aos escravos de Maria Santíssima.

Que esse artigo ajude até mesmo à sacerdotes entenderem esse gesto que nada mais é que uma postura de fé.

Amor à Imaculada Sempre.

É Urgente a releitura do Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem
É Urgente a releitura do Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem
13 Fevereiro de 2017

Quero por meio desse artigo alertar para algo muito importante aos Consagrados à Jesus por meio de Maria através do Método de São Luis Maria Grignon de Monfort.

Trata-se da releitura do Tratado.

Bem sabemos que é premissa a leitura do Tratado da Verdadeira Devocação à Santíssima Virgem(TVDSV) para quem vai se consagrar a Ela por meio do método de S.Luis, mas também sabemos que essa leitura muitas vezes é feita de forma rasa e superficial, já que muitos tem se consagrado sem ao menos mergulhar no mistério dessa leitura, sobretudo na seriedade que é a vivência dessa consagração.

O tratado não foi feito para ser lido apenas uma vez, pelo contrário foi livro de cabeçeira de muitos santos e santas. O TDVSV precisa se tornar um manual de vida, um direcionador de fé, um compêndio santíssimo que nos lembra de nossas promessas de batismo.

Ouso dizer que o tratado deveria ser o manual de santidade de todo fiel católico.

Sinto uma dupla alegria mas também dupla preocupação sobre o que agora vou expor:

1ª ALEGRIA - Ver que muitas pessoas estão se consagrando e reafirmando seu BATISMO.

1ª PREOCUPAÇÃO- Tenho visto muitos grupos de apoio e formação sobre a Consagração na internet por meio das redes sociais e do whatsapp, muitos formadores que se denominam conhecedores do TVDSV. Mas muitas vezes são formações rasas e meramente listas de discussão, por exemplo dúvidas de como e onde encontrar uma cadeia de consagração legal, ou o melhor dia mariano para se consagrar, ou até mesmo se é preciso ter um padre assinando a fórmula de consagração junto com o consagrado, ou até mesmo se a consagração deve ou não ser feita em uma Santa Missa.. Isso pra mim não é formação já que as temáticas tratadas muitas vezes são vazias, superficiais e não focadas nas prioridades e responsabilidades que nos propõe o TVDSV. Quero aqui destacar apenas o 7º ponto: Enfim, Maria deve ser terrível para o demônio e seus sequazes, como um exército disposto em linha de batalha (Ct 6, 3.9), principalmente nestes últimos tempos. A razão disso é que o demônio intensifica todos os dias seus esforços e combates, visto saber bem que tem pouco tempo (Ap 12, 12), e muito menos do que nunca, para perder as almas. Sus-citará em breve cruéis perseguições, e armará terríveis em-boscadas aos servos fiéis e verdadeiros filhos de Maria, pois lhe são precisos mais esforços para vencer estes do que os outros. p. 50 TVDSV

2ª ALEGRIA-Ver que Maria está levantando seu Exército; os Apóstolos dos últimos tempos!

2ª PREOCUPAÇÃO- Ver que ao mesmo montante surgem grupos irresponsáveis, sectários e alteradores do sentido do Tratado, pregando relativismo, facilidades, pseudo-santidade e sobre tudo arrogância! Isso justifica o porque de alguns Bispos não apoiarem essa bendita Consagração, já que estão faltando bons testemunhos. Marianos vamos mudar essa situação?

Em TUDO ISSO REAFIRMO: É Urgente a releitura do Tratado da Verdadeira Devoação à Santíssima Virgem.

Mais santidade e menos achismos.

Seu irmão João Victor Mariano

Ela Educou o menino Deus!
Ela Educou o menino Deus!
10 Fevereiro de 2017

Segue um trecho do Livro Amor à Imaculada, esse livro será lançado em Maio desse ano mariano.

Ps: é o útlimo trecho que posto antes do lançamento do livro... Mergulhem!

[43] Não seria Maria a maior educadora de todos os tempos? Ela ensinou os preceitos sagrados à seu Filho; assim como também nos ensina hoje. Mas maravilhoso é o pensamento de que Jesus crescia espiritualmente seguindo os exemplos de sua Mãe (leia lucas 2,40). Ela e o Castíssimo Esposo José davam o exemplo de retidão e busca pelas coisas do Alto (leia Lucas 2,41).

[44] Maria é a lecionadora do Amor de Deus, ensinou com tamanha maestria e não formou um pupilo qualquer e sim o Mestre dos Mestres; Nosso Senhor Jesus Cristo. Que a partir da Sabedoria Divina, aliada aos ensinamentos de Sua Mãe; já apregoava para os doutores no Templo (ler Lucas 2,46). A sabedoria do menino espantava a todos, mas o que me espanta é a capacidade que a Imaculada teve em educar e lecionar o Amor para Cristo Jesus, ó imensurável responsabilidade, maior talvez que a responsabilidade de o ter gerado.

[45] Maria quer nos ensinar; com a mesma dedicação com a que fez com Jesus. Na sua escola se aprende o Amor como a maior das disciplinas; fulgaz é nosso desejo em aprender com Ela; assim seremos também praticantes dos ensinamentos dessa Mãe, conquistando muitas almas para O Reino de Deus e cativando para Si novos alunos. Esses certamente se tornarão também filhos. A Grande lição que Maria nos dar é essa: Capturem as almas com Amor e elas nunca mais voltarão a ser do mundo.

Seu irmão João Victor Mariano

São João Berchmans - O Máximo no Mínimo
São João Berchmans - O Máximo no Mínimo
09 Fevereiro de 2017

João Berchmans nasceu em Diest (Bélgica), no dia 13 de março de 1599.

A mais linda característica desse santo é que ele foi muito humilde e esforçado. Por problemas financeiros na Família, teve que trabalhar como servo para poder pagar os seus estudos!

Com atitude heróica dedicou - se com maestria aos seus compromissos com a escola, e se cobrava ao máximo, seu lema era: "Maximus in Minimus" (Máximo no Mínimo.

Um grande devoto de Maria Santíssima, à qual consagrou toda a sua vida. Acreditava fielmente que Maria era a fonte de sua força para superar as dificuldades da vida. Certo dia ele disse:“Se amo a Maria tenho segura minha salvação, perseverarei na vocação, alcançarei quanto quiser, em uma palavra, serei todo-poderoso”

Estava tão certo de sua vocação ao sacerdócio, que um dia disse ao pai: "Deixe-me estudar para ser Padre Católico nem que para isso eu tenha que viver a Pão e Água".

Infelizmente não foi ordenado Sacerdote pois morreu quando ainda estudava Filosofia...

No Leito de morte nos deixa um belíssimo testemunho.

São João Berchmans que fez de sua vida comum sua maior penitência, pegou uma grave enfermidade a qual aceitou com alegria; por isso deitou-se no chão, em sinal de humildade e recebeu os últimos Sacramentos. Testemunha-se que – com o crucifixo, o livro da Regra e o terço apertados sobre o peito – disse: “São estes os meus três tesouros, em cuja companhia quero morrer”, desta maneira é que despedido de todos, foi para a Eternidade repetindo: “Jesus! Maria”!

Que Belíssimo testemunho nos dão os Santos e Santas de Deus... Termino com a minha frase preferida desse santo, certamente a mais forte e mais simples que já ouvi: "Seja devoto da Virgem Maria"

São João Berchmans, rogai por nós!

Amor à Imaculada a Sempre

seu irmão João Victor Mariano

Música Eis ai Tua Mãe
Música Eis ai Tua Mãe
08 Fevereiro de 2017

Confira essa composição que Deus me deu... Graças a Deus e para que Maria fosse mais conhecida e amada essa canção foi gravada pela Canção NOVA! Ouça e seja abençoado!

O verdadeiro consagrado à Santíssima Virgem
O verdadeiro consagrado à Santíssima Virgem
07 Fevereiro de 2017

O Verdadeiro consagrado à Santíssima Virgem não fica expondo seus méritos. Contudo reclina-se diante da Grandeza de Deus e o Louva por ter nos dado tão magnífica referência de santidade e humildade: MARIA, e a imita.

Não busque a referência de Maria nos homens mas sim na própria Santíssima Mãe, quer reconhecer o quanto alguém é íntimo do Espírito Santo consequentemente de Maria? Olhe para sua humildade e escondimento!

Tenho refletido muito sobre os verdadeiros consagrados à Santíssima Virgem e vejo o quanto estou longe de ser um deles.

E assim sendo reencontro o sentido da minha consagração: me fazer ver o quanto sou pequeno.

Reflita você também amado(a) irmão(a), Tens vivido o escondimento, a humildade e o silêncio? Ah como precisamos desejar essas virtudes, pois elas verdadeiramente formam os verdadeiros consagrados À Santíssima Virgem!

Desejo a você essa Graça, reze também por mim!

Seu irmão João Victor Mariano

Amor à Imaculada sempre.

Rosário no trem
Rosário no trem
06 Fevereiro de 2017

Onde você reza seu Rosário?

Quero lhe contar uma história!

Certa vez um jovem estava rezando o Rosário no trem. Aproximou-se um Senhor de idade e disse: "Meu jovem que belo exemplo. Sou Católico mas nunca tive coragem de rezar publicamente como você o faz agora. Parabéns." Algumas estações depois o Senhor desce do trem.

Passado algum tempo, algumas estações a frente o jovem também desce. Nesse momento é abordado alguém que parecia se incomodar com o Rosário em suas mãos, e logo em tom acusador diferente das doces palavras daquele velhinho no trem, diz: "Porque você está fazendo essa reza repetitiva? Saiba que isso não agrada a Deus!" disse em tom debochado.

O Jovem Católico deu uma resposta sábia: "Você não é a primeira pessoa a me dizer que essa oração não agrada a Deus, alguém já me disse isso antes, a primeira pessoa que disse foi o DIABO". Essa resposta foi suficiente para calar o acusador que saiu sem mais pronunciar mais nenhuma palavra.

O que aprendemos com essa belíssima história real? Que a primeira pessoa que não quer que rezemos o Rosário é Satanás!

Então mãos a obra, rezemos o rosário!

"O Rosário é uma oração cansativa, cansa o Inferno! " Irmão Trovão

Amor à Imaculada, sempre

Seu irmão João Victor Mariano

A Radicalidade do Evangelho
A Radicalidade do Evangelho
03 Fevereiro de 2017

Precisamos viver a Radicalidade do Evangelho Entenda que o termo radicalidade está banalizado em um de seus significados que é: Relativo à raiz, origem ou ao fundamento. Ser Radical no âmbito do Evangelho é vivê-lo sem perderseu fundamento e origem, essência... Portanto não tem nada haver com ser retrógrado, tradicional ou até mesmo politicamente falando: "De Direita". O mundo vive um crescente relativismo e nós que somos Cristãos não podemos ser coniventes com isso; devemos defender a moral cristã, a família tradicional e os preceitos da Palavra de Deus, sem medo de sermos taxados como radicais. "A Radicalidade da Cruz é loucura para os que se perdem mas para nós é uma Graça Divina" I Corintios 1,18 Preferimos ser radicais e caminharmos para o Céu do que vivermos na Contra-Mão de Deus! Vamos juntos??? Deus o abençoe! Amor à Imaculada Sempre! João Victor Mariano.

Ele é Deus
Ele é Deus
02 Fevereiro de 2017

Há alguns dias Deus me deu uma música nova! A essência da mensagem dela é que Ele é Deus em todas as situações! Se não tenho provações ou se as tenho Ele é Deus... Se Estou Saúde ou Enfermo Ele continua sendo Deus... Se não tenho nada ou até mesmo se tenho riquezas Ele é Deus em tudo isso. O post de Hoje é um pouco diferente, queria compartilhar com você essa canção! Recebi alguns testemunhos de pessoas que a ouviram e se sentiram impulsionadas pela mensagem que traz, espero que ajude você também... Deixo também a letra para você... E não se esqueça Se Ele está fazendo silêncio é porque Ele está trabalhando.
ELE É DEUS (João Victor Mariano) Se eu não tenho provações Ele é Deus, mas quando eu sou provado Ele também é Deus Ele é Deus... Ele sabe o que é melhor pra mim! Se eu escuto Sua Voz, Ele é Deus mas Se Ele faz silêncio Ele também é Deus Ele é Deus, Ele sabe o que é melhor pra mim Deus está comigo, mesmo que eu não consiga ver Eu não vejo mais eu Sinto Deus está aqui, mesmo que eu não consiga ouvir Eu não ouço mais e sei Deus trabalha no Silêncio. Amor à Imaculada Sempre seu irmão João Victor Mariano

Não sejamos inconstantes
Não sejamos inconstantes
01 Fevereiro de 2017

O grande mal atual do Católico chama-se inconstância. Cada vez mais encontramos pessoas que não conseguem perseverar. Desanimam em todas as provações, não são resolvidas. "Se soubermos perseverar, com ele reinaremos." - II Timóteo 2:12 Precisamos perseverar, mesmo quando tudo disser que não conseguiremos; foquemos naquilo que a palavra nos impele a viver: "Contudo não importa o grau a que chegamos o que importa é seguir decididamente" Filipenses 3,16 Precisamos ser os primeiros a acreditar na nossa Vitória em Cristo, se não crermos quem o poderá fazer por nós? Portanto não sejamos inconstantes; pois quantas vezes abandonarmos o caminho de Jesus, tantas vezes nos frustraremos, sendo que a cada afastamento de DEUS, ficará mais difícil voltar. Estavas prestes a desanimar? Respire, peça a força do Espírito Santo e as virtudes de Maria que soube perseverar até o fim e diga: Continuarei com o Senhor. Avante. Seu irmão João Victor Mariano Amor à Imaculada sempre.

Todos os Direitos Reservados - João Victor Mariano - 2021