A Prudência é a Ciência dos Santos e dos Sábios - Mateus 25,1-13
A Prudência é a Ciência dos Santos e dos Sábios - Mateus 25,1-13
01 Setembro de 2017

Santa Teresa dos Andes vai dizer que a Prudência é a Ciência dos Santos e dos Sábios. Olhando para essa Parábola das Virgens prundentes e também das imprudentes, nós precisamos refletir de qual lado realmente estamos.

O Noivo vem buscar sua noiva; o noivo é Cristo e a Noiva é a Igreja. Se o Noivo chega hoje, como estaremos? Como aquelas virgens prudentes que levaram a Lâmpada, mas, também o óleo para acendê-la? Ou como as virgens imprudentes? Que levaram a lâmpada, mas se esqueceram do óleo, por causa da pressa e por causa da falta de atenção.

Precisamos nos atentar a aquilo que estamos fazendo com a nossa vida, ao tipo de vigilância que estamos empreendendo para a nossa Santidade, pois, nossa vida é um tesouro que precisa ser defendido por meio da virtude da prudência. Se somos prudentes com nossa vida, com a nossa felicidade, com a nossa santidade, nos tornamos totalmente dignos da amizade fiel do Cristo. E ao nos encontrar dispostos, prontos, a postos; Ele dira: "Eu conheço vocês meus amados".

ABAIXO VOCÊ ENCONTRA A VERSÃO EM ÁUDIO. (DOWNLOAD)

Por que não sabeis em que dia virá o Senhor
Por que não sabeis em que dia virá o Senhor
31 Agosto de 2017

Na volta do Senhor, que Ele nos encontre no nosso posto, na nossa missão e no maior empreendimento de nossa vocação que é o Amor. "Ficai atentos por que não sabeis em que dia virá o Senhor". Mateus 24,42

Que esta frase não cause medo ao nosso coração, mas que ela, apresse a nossa ação missionária de acolher o próximo e de empreender na vida do outro, o maior chamado de Deus para cada um nós seus filhos: O Amor e a prática desmedida do bem.

A mensagem do Amor é uma mensagem muito simples, mas, se o homem não a compreende, ele se perde!

Fiquemos atentos, aguardando ansiosamente a volta do Nosso Senhor Jesus Cristo; mas não parados; e sim praticando atos de Fé, Caridade e Amor.

ABAIXO A VERSÃO EM ÁUDIO

Por que a Tradição é importante?
Por que a Tradição é importante?
25 Agosto de 2017

Como Cristãos autênticos, não podemos ignorar a Tradição dos primeiros seguidores de Cristo.

Conologicamente, aqueles que estiveram mais perto do tempo de Jesus; receberam a mensagem e ensinamento dos Apóstolos e isso deve ser levado em conta.

As Sagradas Escrituras contêm a revelação de Deus; mas Ele, também se revela pelos ensinamentos que perpassaram pelo Cristo, Apóstolos; até chegar em nós.

O Apóstolo Paulo deixa isto bem claro, vejamos: ""Assim, pois, irmãos, ficai firmes e conservai os ensinamentos que de nós aprendestes, seja por palavras, seja por carta nossa".II Tessalonicenses 2,15. Ou seja, tanto por palavra oral ou escrita, Deus se comunica com seu povo.

Se faz necessário ao Católico saber que: Analisar somente as Escrituras e ignorar a Tradição é considerado Heresia, nomeada de Sola Scriptura(Somente as Escrituras).

Essa afirmação deve ser reforçada já que transcorre sobre uma grande armadilha; e essa pode limitar totalmente a nossa Fé.

De Fato Jesus veio abolir toda a lei humana (cf. Mateus 5,17), mas ele indica a ruptura com a tradição que não é essência do Evangelho e não de forma generalizada. Tanto é que Jesus e a Sagrada Família (José e Maria) eram assíduos cumpridores da Tradição Judáica (a qual pertenciam).

Jesus Cristo ergue Apóstolos, para que sua mensagem seja difundida; e que mensagem é essa? vejamos o que nos diz a Constituição Dogmática Dei Verbum: "Para que o Evangelho sempre se conservasse inalterado e vivo na Igreja, os apóstolos deixaram como sucessores os bispos, a eles transmitindo o seu próprio encargo de Magistério” (DV, 7). Esse trecho nos mostra que é importantíssima a ação de transmissão da mensagem de Jesus Cristo que não abrange simplesmente a Palavra; mas também tudo aquilo que Jesus ensinou aos discípulos; certamente nem todos esses ensinamentos foram passados apenas por meio de escritas; pois Jesus ensinava muito mais com a voz, do que com papiros!

Paulo Apóstolo de Jesus Cristo recomenda aos Bispos: "Torno a lembrar-te a recomendação que te dei, quando parti para a Macedônia: devias permanecer em Éfeso para impedir que certas pessoas andassem a ensinar doutrinas extravagantes.” (1Tm 1,3) “Recomenda esta doutrina aos irmãos, e serás bom ministro de Jesus Cristo, alimentado com as palavras da fé e da sã doutrina que até agora seguiste com exatidão.” (1Tm 4,6)

Vejamos outro texto que mostra claramente a importância do ensinamento transmitido de forma oral: “Toma por modelo os ensinamentos salutares que recebeste de mim sobre a fé e amor a Jesus Cristo. Guarda o precioso depósito pela virtude do Espírito Santo.” (2Tm 1,13-14). “Seja (…) firmemente apegado à doutrina da fé tal como foi ensinada, para poder exortar segundo a sã doutrina”. Paulo mostra claramente que o depósito da fé precisa ser gerido para que em Concordância com a Palavra, se unam para que o Evangelho de Jesus seja realmente eficaz.

Viva as Sagradas Escrituras, viva a Sagrada Tradição, uma não caminha sem a outra.

Resiliência Espiritual
Resiliência Espiritual
21 Agosto de 2017

O nosso maior erro é parar diante das adversidades. Claro que naturalmente ficamos estáticos diante da maioria dos problemas que surgem sem aviso prévio.

Isso mostra que não estamos preparados para tudo. Sim eu quero falar de preparação.

Preparar-se para o sucesso é fácil, mas estar pronto para o combate e até mesmo para a derrota, aí, já é outra história.

Precisamos nos preparar, é como se estivéssemos treinando para uma grande prova. Isso vai gerar em nós, algo chamado: Resiliência.

Resiliência é capacidade de se adaptar a situações difíceis, buscando formas de superação.

Peça ao Espírito Santo que te prepare para a vontade de Deus, pois saiba: essa passa pelo júbilo; mas também pelo luto, pelos risos mas também pelas lágrimas; pelo sucesso e pelo fracasso; pela vida e pela morte.

Na nossa ótica as perdas são derrotas, mas para Deus apenas formas diferentes da Glória Dele se manifestar.

Seja Resiliente e verás a Glória de Deus tanto na bonança como na adversidade.

Esta é a Ressilência Espiritual que a a partir de agora almejamos. Que a Virgem Maria nos ensine essa grande virtude.

O Louco da Imaculada
O Louco da Imaculada
14 Agosto de 2017

São Maximiliano Maria Kolbe é literalmente um Homem na Contra-Mão do Mundo.

Resignado em si pela experiência que tivera com Deus; e pela força de sua vocação Sacerdotal; viveu aqui na terra sendo referência de caridade e entrega ao próximo.

Com Espírito Missionário vai ao encontro dos irmãos em terras distantes, para a anunciar o Evangelho de Jesus e o amor filial para com a Santíssima Virgem.

Da pequena Niewpolokalov na Polônia para o Japão; vive um itinerário missionário exemplar.

Cravado em sua alma está a Palavra: "Cada Qual não busque somente os seus interesses mas os do próximo" Filipenses 2,4

Seu desejo de filho de era ser reduzido à pó pela Imaculada e ser espalhando pelo vento ao mundo.

Tinha Maria Santíssima como ideal; pode-se ler essa afirmação em seus escritos: "A Imaculada é o nosso ideal".

Mártir da Igreja Una e Santa; em um campo de concentração Nazista em Auschwitz,se oferece para morrer no lugar de um pai de família que tinha sido condenado.

Juntamente com outros punidos a severa morte por Fome; é encarcerado no que chamavam de Banker de "Fome"; até que sua vida fosse completamente ceifada, certamente uma das piores mortes.

Caridoso até no momento de cruz, manteve o sorriso e o olhar sereno; confiando plenamente que estava no centro da vontade de Deus.

É Necessário narrar algo interessante: Nesse cenário morteiro do Banker de Fome sempre havia sempre alguns soldados que de tempos em tempos averiguavam as celas para recontar os mortos;

esses também eram destinados a morrer; por questões de segurança pós-guerra. Mas o soldado responsável pela cela de São MAximiliano nos conta fatos interessantíssimos:

1 - Sempre que ele descia ao Banker, afirma: Que não sabia se descia à um Banker de morte ou a Cripta de Uma Igreja, pois São Maximiliano entre alegres cânticos e orações se devotava e incentivava; os companheiros de cela a rezarem a Deus; recorrendo-se a Santíssima Virgem Maria.

2 - Muitas vezes se ouvia São Maximiliano cantando o Ofício da Imaculada.

3 - Restando apenas São Maximiliano na cela, após todos os outros terem morrido; para acelerar o processo da morte do santo, os punidores cansados de esperar; decidem aplicar uma injeção letal; e algo extraordinário acontece; São Maximiliano com um sorriso indaga ao algoz dizendo:"-A injeção pode ser aplicada no braço esquerdo?" -Enlouqueceu? que diferença faz?- replica o assassino; e São Maximiliando responde: "É que enquanto me mata pelo braço esquerdo, eu te absolvo com o direito".

(Testemunhos narrados pelo soldado que sobreviveu milagrosamente; para contar esses feitos e também se tornar um fiel Cató

Esse é o louco da Imaculada, um homem que viveu as virtudes de Maria e ainda hoje incentiva milhares a fazerem o mesmo!

São Maximiliano, Rogai por nós

Faça Download da Versão em áudio (abaixo):

Isto é Avivamento
Isto é Avivamento
11 Agosto de 2017

O que é Avivamento?

O Avivamento não é uma forma de orar, não é um estilo de espiritualidade; Pois uma espiritualidade genuína não possui métodos, rótulos ou padrões...

O Avivamento não é um mover do homem; não é uma euforia; não é externo...

O Avivamento é um mover de Deus; Deus se move; traz vida onde há morte;

A Criatura; sente o anseio do Criador em Avivar; Assim o homem se prosta;clama, chora, arrepende-se; somente depois se levanta para consequentemente levantar outros caídos, Missionários decididos...

O Avivamento gera unidade, reciprocidade; reacende a essência do Evangelho: "Amai-vos uns aos outros", essa é a VERDADE.

O Avivamento ainda não é latente nesse mundo, pois ainda pouco se vive a autêntica contrição, o arrependimento dos pecados;

Há muita acusação, acepção de pessoas. Muitos apontando o dedo para o irmão e isso os impede de erguer os braços para o Autor da Criação.

Mas chegará o momento e já está perto: Homens e Mulheres sedentos pela Santidade; viverão aqui na Terra o prelúdio da Eternidade; nesse dia veremos milagres nunca vistos, o maior deles: O Amor Convicto pelo próximo, uma só Igreja de mãos dadas; pensarão ouvir alguém bradar em Alta VOZ, cânticos de Glória ou Despertamento;mas ali se ouvirá, a Mãe de Deus Imaculada, a proferir com doce voz: Isto é AVIVAMENTO.

Perseverantes na Oração
Perseverantes na Oração
10 Agosto de 2017

A maior virtude que os Santos tinham era a Vida de Interior intensa.

Oravam sem cessar em todas as situações, não deixavam de se dirigir ao Deus Fiel.

Acreditavam com afinco na Palavra que diz: "Orai sem cessar..." I Tes 5,17

Nos dias atuais, temos a dificuldade de permanecer em oração, as distrações são inúmeras.

Portanto irmãos e irmãs surge a grande necessidade de homens perseverantes na oração, a Bíblia diz em Colossenses 4,2 ""Sede perseverantes, sede vigilantes na oração, acompanhada de ações de graças."

Se você perseverar não haverá mal que toque sua vida.

Finalizo afirmando que, a Virgem Maria é nossa valiosa força; para que assim tenhamos uma vida orante.

É como se fosse o cumprimento daquela Palavra que referencia os homens e mulheres dos Atos dos Apóstolos:"Todos eles perseveravam unanimemente na oração, juntamente com as mulheres, entre elas Maria, mãe de Jesus, e os irmãos dele."

Abaixo a versão em áudio.

Homens e mulheres quebrantados
Homens e mulheres quebrantados
03 Agosto de 2017

Ajoelhe-se, prostre-se, clame a presença de Deus em tua vida... O nosso clamor não reverte as Graças de Deus somente sobre nós mesmos; e sim sobre toda a humanidade.

Quando clamamos ao Deus Fiel, Ele vem em socorro de seu povo.

"Bem conheço os desígnios que mantenho para convosco - oráculo do Senhor -, desígnios de prosperidade e não de calamidade, de vos garantir um futuro e uma esperança. Invocar-me-eis e vireis suplicar-me, e eu vos atenderei. Procurar-me-eis e me haveis de encontrar, porque de todo o coração me fostes buscar." JEREMIAS 29,11-13

Devemos entender de uma vez por todas, que as promesssas que o Senhor faz são imutáveis.

Ele mantem sua Palavra; e difente do homem à mantém, pois Sua grande fidelidade é incorruptível.

Por outro lado uma grande verdade deve nos trazer o bendido dom do TEMOR: A presença de Deus não vem se não clamarmos.

Para atrairmos Deus, precisamos nos envolver do agradável odor de santidade que só se adquire com clamor e arrependimento.

Precisamos de homens e mulheres quebrantados.

Clamemos, prostremo-nos

Deus está perto
Deus está perto
27 Julho de 2017

Como você sente Deus?

Sei que muitas vezes é dificil sentir a presença de Deus; pois o queremos sentir da forma mais sobrenatural e sensível possível.

Em contraponto é bonita aquela teoria de que Deus se manifesta em cada criação sua; nas pessoas, na natureza, na nova manhã e em cada milagre da vida; mas mesmo assim ainda queremos sentir de forma sobrenatural; essa é a verdade.

Pois bem, eu mesmo muitas vezes não sinto a Presença de Deus; mas é certo que a culpa e responsabilidade é minha, pois devo me questionar: como está minha postura em tentar me aproximar de Deus?"Buscai o Senhor, já que ele se deixa encontrar; invocai-o, já que está perto." Isaías 55,6

Deus estará sempre disponível para que tenhamos fortes experiências com Ele, mas não deixemos o trabalho todo para Deus. Não existe nenhum segredo; peça a Ele a Graça de Sentí-Lo e Ele concederá.

Opa! Eu senti Ele; vou agora conversar com meu Deus. Faça o mesmo!

Seu irmão afetivo, JVM.

O Machado está posto sobre a raiz: ARREPENDA-SE
O Machado está posto sobre a raiz: ARREPENDA-SE
26 Julho de 2017

"O machado já está posto à raiz das árvores. E toda árvore que não der fruto bom será cortada e lançada ao fogo."

Lucas 3,9

Esse alerta que veio da boca do precursor João Batista. Pois precisamos buscar com afinco; darmos frutos em nossa vida.

Qual a utilidade de uma árvore que não dá frutos? Não há utilidade alguma se olharmos no contexto da analogia da vida à uma árvore.

Em Lucas capítulo 13,5 o Senhor nos chama ao arrependimento; em seguida narra uma parábola que também fala de uma figueira que não dava frutos; fadada a ser cortada.

Em ambos os trechos os frutos são relacionados ao arrependimento. Esse é o fruto mais importante que o Senhor quer encontrar em nós: CONTRIÇÃO.

É tempo de ARREPENDIMENTO; chore pelos seus pecados, busque o perdão e a reconciliação e voltarás a ser uma árvore frondosa.

Seu irmão João Victor Mariano.

Todos os Direitos Reservados - João Victor Mariano - 2024